Página Inicial » Administração de Condomínio » Adm de condomínios: tudo o que você precisa saber antes de contratar uma boa empresa

Adm de condomínios: tudo o que você precisa saber antes de contratar uma boa empresa

Adm de condomínios para fazer a gestão do seu condomínio por você, já imaginou que maravilhoso seria? Sim, existem empresas qualificadas que você pode confiar de olhos fechados e ter um ótimo desempenho e condôminos satisfeitos.

Tendo um condomínio pequeno, médio ou grande, todos possuem uma grande administração, complexa e até mesmo difícil de executar por quem não tem os conhecimentos necessários.

Por isso, mesmo que tenha um síndico no condomínio, também é recomendado que se contrate uma empresa para cuidar de tantas outras funções, já que os dois não exercem exatamente a mesma função.

Ficou interessado em saber qual a diferença das funções e qual a vantagem de ter uma adm de condomínios? Continue acompanhando o conteúdo!

Como funciona uma adm de condomínios

Ao contratar uma adm de condomínios você espera que ela possa auxiliar nas tarefas diárias que envolvem a gestão de condomínio, certo?

Portanto, vamos listar aqui quais são as obrigações das empresas de administração de condomínios para que você entenda certinho como funciona essa organização e não tenha surpresas ruins pelo caminho.

É dever das empresas de gestão de condomínios:

  • Elaborar a folha de pagamento de todos os funcionários;
  • Emitir boletos para o pagamento da taxa condominial;
  • Prestação de contas;
  • Demonstrar as receitas e despesas do condomínio;
  • Fazer assessoria das reuniões de assembleia geral;
  • Gerenciar o fundo de reservas e obras;
  • Gerenciar as contas ordinárias do condomínio;
  • Atender dúvidas de todos os condôminos;
  • Realizar cobranças se houver inadimplência dos condôminos.

Além disso, também é dever da administração estar sempre disposta a oferecer orientações sobre o setor administrativo, financeiro e trabalhista.

Isso porque, em geral, ela é contratada justamente para prestar serviços nessas áreas de gestão de condomínio.

Qual a diferença entre síndico e administrador de condomínio?

Apesar de muitas pessoas acharem que as empresas de administração de condomínios têm as mesmas funções que um síndico, isso não é verdade, pois um não substitui o outro.

Quando um condomínio possui as duas gestões, isso quer dizer que a adm de condomínios está no comando das funções, enquanto o síndico passa a supervisionar o trabalho que ela executa.

Ou seja, o síndico ainda precisa dizer o que a administradora deverá fazer e checar se está tudo correto e sendo executado conforme determinado no contrato.

Além disso, de acordo com o art. 1.348 do Código Civil, o síndico é responsável legal direto pelo condomínio, podendo responder civil ou até criminalmente.

Ou seja, o síndico continua sendo essencial para que a gestão condominial tenha todas as funções realizadas corretamente, disponibilizando para os condôminos todas as melhorias e solicitações atendidas.

Funções do síndico

Agora veja abaixo algumas funções que reunimos e devem ser executadas pelo síndico e não pela adm de condomínios:

  • Convocar os condôminos para as assembleias;
  • Representar os autos à defesa dos interesses comuns dos condôminos;
  • Prestar as contas nas assembleias;
  • Realizar o seguro da edificação;
  • Zelar pelos cuidados das áreas comuns do condomínio;
  • Sempre ouvir os condôminos para resolver problemas e tirar dúvidas;
  • Observar e checar as obrigações do adm de condomínios.

Entre algumas outras que também estão no art. 1.348 do Código Civil e são dever do síndico.

O que saber antes de contratar?

Há algumas coisas que devem ser observadas antes de fazer a contratação de uma empresa para fazer a administração do seu condomínio.

Por isso, visite a sede para conhecer mais sobre as instalações, quanto tempo a empresa atua no mercado, se ela é afiliada a sindicatos e associações.

Além disso, peça referências para pessoas que possam conhecer boas empresas, como síndicos que já contam com experiências na área, por exemplo.

Por fim, não deixe de verificar se ela conta com bons profissionais e se o valor cobrado é compatível com o orçamento que o condomínio tem disponível.

Saiba como contratar a melhor gestão condominial

Além das dicas acima, é essencial que ao analisar as empresas de administração de condomínios, seja verificado qual possui todos os conhecimentos necessários para ter um bom trabalho de gestão condominial.

A R4 Adcon estabelece uma relação de parceria com o Síndico oferecendo um suporte adequado nos aspectos Legais, Jurídicos e Operacionais da rotina condominial. Com um serviço completo que abrange as tarefas: Administrativa, Contábil, RH, Jurídico e Operacional.

Nosso enfoque vai muito além de uma boa administração e prestação de contas, efetivamos a valorização do bem comum privilegiando o bem estar de todos.

Administrador de condomínio R4 Adcon

A empresa localizada em Valinhos, no Estado de São Paulo, foi criada em 2004 para prestar serviços de consultoria com soluções personalizadas.

Com a missão de entregar resultados rápidos para diagnosticar e solucionar problemas, garante o foco e a agilidade ao fazer a adm de condomínios e também alguns outros serviços no catálogo.

Além disso, conta com excelentes profissionais experientes e que possuem o objetivo de entregar o sucesso do cliente da melhor forma possível.

Afinal, uma empresa que trabalha com tecnologia e sistemas de alta performance consegue tomar decisões estratégicas e essenciais para a gestão de condomínio.

Tenha um condomínio de sucesso

Aqui neste conteúdo você pode aprender quais são as funções das empresas de gestão de condomínios, como a elaboração da folha de pagamento dos funcionários, emissão de boletos da taxa condominial, entre outras.

Com isso, viu que o síndico tem funções diferentes da adm de condomínios, de acordo com o art. 1.348 do Código Civil, afinal a segunda tem a função de convocar os condôminos para assembleias, prestar contas, zelar pelos cuidados das áreas comuns e assim por diante.

Dessa forma, saiba escolher uma empresa de qualidade que possa fazer todas as funções sem dar problemas para o condomínio e para o síndico, como a R4 Adcon.

Isso porque a empresa está no ramo há 16 anos, conta com profissionais experientes e diversos serviços que garantem o sucesso do cliente.

Faça o melhor investimento que o seu condomínio merece e tenha ótimos resultados!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato